Como se reza a Lectio Divina?


"Lectio Divina" significa Leitura Divina em latim. É uma prática antiga que nos ensina a ler, meditar e viver a Palavra de Deus. A história nos diz que foi o Beato Guigo, o cartuxo, que escreveu os "estágios mais importantes" dessa maneira de meditar na palavra. Não é uma oração que tem regras fixas, mas algumas etapas importantes que nos guiarão para um encontro com a mensagem pessoal de Deus para nós através da Sagrada Escritura.

Estes estágios são quatro: Lectio, ou leitura, da Palavra de Deus; a meditação do que lemos; a oração (que é o momento em que entramos em diálogo com Deus) e, finalmente, a contemplação, um estágio em que nos abandonamos a pensamentos sagrados. É o estágio em que deixamos para trás nossos próprios pensamentos e estamos preparados para ouvir a voz de Deus que fala dentro de nós.
A Lectio Divina pode ser feita individualmente ou em grupo. É por causa disso que a estrutura torna-se necessária. Aqui , deixamos você uma maneira de realizar essa meditação. Isso, com certeza, ajudará no crescimento do seu relacionamento com Deus.

1. Preparação preliminar. Pesquisa de leitura

Antes de iniciar a Lectio, é importante fazer um pequeno trabalho preliminar. Que é procurar o Evangelho do dia ou outra leitura que você quer meditar naquele dia, bem como citações e comentários que o ajudem a aprofundar sua compreensão e preparar algumas questões para a reflexão pessoal. Leia atentamente vários comentários e procure os pontos mais importantes que chamaram sua atenção. Depois disso, você pode estar disponível para a própria oração.

2. Sinal da Cruz

Começamos por encontrar um lugar e uma posição adequados para a oração. O seguinte (que parece ser óbvio, mas importante lembrar) é que um católico sempre começa suas orações com o Sinal da Cruz.

3. Oração Inicial
Há muitas orações com as quais podemos abrir a Lectio Divina. Uma sugestão é invocar o Espírito Santo para iluminar-nos e permitir-nos ouvir a mensagem que Deus quer nos dar através de Sua Palavra. Aqui está um exemplo, mas na verdade a oração inicial pode ser construída com suas próprias palavras.
"Meu Senhor, colocado em sua presença, quero colocar meu coração por este momento de oração. Envie seu Espírito Santo para me iluminar e abrir minha mente e meu coração para tudo o que Você quer me dizer hoje. Obrigado, Senhor, por me alimentar com a sua Palavra ».
4. Leitura bíblica

É nesse ponto que você lê a leitura bíblica do Evangelho que você selecionou anteriormente. Pode ser o Evangelho do dia ou aquele que você escolheu para meditar. É bom ler diretamente da Bíblia e fazê-lo lentamente para entender o que está escrito.

5. Breve leitura

É nesse ponto que reencontramos o comentário ou a reflexão sobre o Evangelho  que encontramos e selecionamos na preparação anterior. Esta breve leitura é para ajudar você a aprofundar seu pensamento e se predispõe a ouvir a voz de Deus.

6. Breve meditação pessoal

Neste ponto, há um silêncio interior e a meditação começa corretamente. A idéia é que você possa aprofundar o que este Evangelho tem a ver com sua vida e recebê-lo no coração. Aqui estão algumas perguntas que podem ajudá-lo nesta etapa:

1. O que o Evangelho me diz?

2 . Como ele alegra minha vida?

3 . Que características de Jesus eu encontro nele?

4. Que mensagem particular Deus quer me enviar?

7. Ação de graças e solicitações pessoais

Para terminar, e depois de ter meditado na leitura bíblica, agradecemos a Deus pelo momento vivido e pedimos nossas intenções. É um momento livre, no qual você levanta uma oração a Deus da experiência de encontro que você acabou de ter com Ele, você a contempla e permite que seu coração esteja em sintonia com Sua Palavra.

8. Oração Final e Consagração a Maria

Chegamos ao final da nossa Lectio. Como indicamos no início do post, esta estrutura não é rígida. Podemos terminar a Lectio com a oração de ação de graças. Mas uma maneira muito bonita de fechar é consagrar a Maria e pedir sua intercessão. Sugerimos que você reze um Pai Nosso, uma Ave Maria e uma Glória.

9. Sinal da Cruz

Tendo terminado nossa meditação, e depois de nos consagrar a Maria, acabamos da mesma forma em como começamos, com o sinal da Cruz.

Traduzido do Site Catholic-link

Um comentário: