Dom Oscar Romero

Nesta semana, checando o email do Blog, ao abrir a caixa de entrada, percebi 5 (cinco) novos email, e pra minha surpresa, todos os cinco emails eram elogiando o Blog, (eu agradeço de coração a todos), e também pediam um desenho de Dom Oscar Romero. 
Senti a obrigação de fazer este post, pois 5 pessoas fazendo o mesmo pedido é uma coisa única, então está aí o desenho de Dom Oscar Romero, e aos que pediram, espero que gostem. 
Nascido em Ciudad Barrios, distrito de San Miguel em 15 de agosto de 1917 numa família de origens humildes. Em 1930 entrou no Seminário de San Miguel. 
Os superiores mandaram-no em Roma, para estudar e perfecionar-se na Pontifícia Universidade Gregoriana. Foi ordenado padre em 4 de abril de 1942. 
Em 25 de abril 1970 é nomeado Bispo auxiliar de San Salvador, e em 15 de outubro 1974, bispo de Santiago de María 
Em 3 de fevereiro de 1977 foi nomeado Arcebispo de San Salvador. Escolhido como arcebispo por seu conservadorismo, uma vez nomeado aderiu à não-violência, posição que o levou a ser comparado ao Mahatma Gandhi e a Martin Luther King. Por isso, Oscar Romero passou a denunciar, em suas homilias dominicais, as numerosas violações de direitos humanos em El Salvador e manifestou publicamente sua solidariedade com as vítimas da violência política, no contexto da Guerra Civil de El Salvador. 
Na homilia de 11 de novembro de 1977, Monsenhor Romero afirmou: "a missão da Igreja é identificar-se com os pobres. Assim a Igreja encontra sua salvação." 
Oscar Romero foi assassinado quando celebrava a missa, em 24 de março 1980, por um atirador de elite do exército salvadorenho, treinado nas Escola das Américas. Sua morte provocou uma onda de protestos em todo o mundo e pressões internacionais por reformas em El Salvador. 
Em 2010, a Assembléia Geral das Nações Unidas proclamou o dia 24 de março como o Dia Internacional pelo Direito à Verdade acerca das Graves Violações dos Direitos Humanos e à Dignidade das Vítimas em reconhecimento à atuação de Dom Romero em defesa dos direitos humanos. 
Foi declarado servo de Deus pelo Papa João Paulo II. 
Em 12 de maio de 1994 teve início o processo de canonização de Dom Oscar Romero.
Fonte do Texto: Site Wikipédia

2 comentários:

  1. Digno testemunho de santidade de um homem que escolheu Deus como condutor de sua vida e de seus planos. Dom Romero demonstrou com sua vida um constante processo de conversão pela causa dos pobres e explorados de seu país. Por fim, entregou sua vida a Deus por amor aos perseguidos. Dom Romero, Rogai por nós...
    Renato Marochi, Irati - PR

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Leonan ,muito legal o desenho de Dom Oscar Romero grande profeta e mártir da nossa Igreja.Paz e Bem.

    ResponderExcluir