Mártires de Cunhaú e Uruaçu para colorir

Mártires de Cunhaú e Uruaçu desenho

Foram canonizados pelo Papa Francisco, no ultimo dia 15 de outubro no Vaticano os nossos amiguinhos, Padre André de Soveral, Padre Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e outros 27 companheiros, Protomártires do Brasil, os Mártires de Cunhaú e Uruaçu.
A história desses homens que morreram por defenderem a fé remonta ao período em que holandeses calvinistas ocuparam territórios do nordeste do país, entre 1630 e 1654. Na época, quiseram obrigar os católicos a se converterem ao calvinismo e proibiram a celebração da Santa Missa.
Então, em 16 de julho de 1645, o Pe. André de Soveral e outros 70 fiéis foram cruelmente mortos por 200 soldados holandeses e índios potiguares. Eles participavam da Missa na Capela de Nossa Senhora das Candeias, no Engenho Cunhaú, município de Canguaretama (RN).
Três meses depois, em 3 de outubro de 1645, houve o massacre em Uruaçu, onde foram mortos Padre Ambrósio Francisco Ferro e o leigo Mateus Moreira, o qual, segundo relatos, teve o coração arrancado pelas costas, mas, antes de morrer pôde gritar em alta voz: “Louvado seja o Santíssimo Sacramento!”.
Padre André de Soveral, Padre Ambrósio Francisco Ferro, Mateus Moreira e outros 27 companheiros foram beatificados por São João Paulo II, em 5 de março de 2000.
O nome de protomártires foi dado na ocasião da visita do Papa João Paulo II, em 13 de outubro de 1991, na Missa de encerramento do XII Congresso Eucarístico, ocorrido em Natal.
Em março deste ano, o Papa Francisco aprovou os votos favoráveis da Sessão Ordinária dos Cardeais e Bispos Membros da Congregação sobre a canonização dos Protomártires do Brasil.
Na ocasião, após o anúncio da canonização dos primeiros mártires do Brasil, o Arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, recordou um refrão do hino a eles dedicado, que diz: “Mártires da fé, filhos do Rio Grande, homens e mulheres, jovens e meninos. Pelo bom pastor deram o seu sangue, nossa Igreja em festa canta os seus hinos”. A canonização dos Protomártires do Brasil aconteceu na Praça de São Pedro, no Vaticano, no dia 15 de outubro, às 10h (horário de Roma, 5h no horário de Brasília) tornando-se assim os primeiros santos mártires do Brasil. FONTE: acidigital
Protomártires do Brasil, rogai por nós!

Mártires de Cunhaú e Uruaçu desenho para colorir

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.