Santos Basílio Magno e Gregório de Nazianzeno para colorir

desenho Santos Basílio Magno e Gregório de Nazianzeno

Celebramos hoje o dia dos nossos amiguinhos, São Basílio Magno e São Gregório de Nazianzeno, grandes Santos doutores da Igreja.

Basílio nasceu em Cesaréia na Capadócia, hoje Turquia, em 330 em uma família cristã. Ele começou a vida como eremita, mas em 370 foi eleito bispo de sua cidade natal. Ele lutou contra os arianos; e escreveu grandes obras e, acima de tudo, as regras monásticas pelas quais muitos mosteiros orientais ainda são governados. Foi um grande benfeitor dos pobres, e morreu em 1º de janeiro de 379.

Gregório nasceu no mesmo ano que Basílio perto de Nazianzo, onde hoje é a Turquia. Ele seguiu seu amigo Basílio na vida ascética, mas depois foi ordenado sacerdote e bispo. Em 381 foi eleito Patriarca de Constantinopla, mas devido a divergências eclesiásticas retirou-se para Nazianzo, onde morreu em 25 de janeiro de 389 ou 390. Foi chamado de "O Teólogo" pela profundidade de seus ensinamentos e pelo encanto de sua eloquência. A Igreja alegra-se com a memória comum destes grandes santos doutores.

Santos Basílio Magno e Gregório de Nazianzeno, rogai por nós!

desenho Santos Basílio Magno e Gregório de Nazianzeno para colorir

Nenhum comentário:

Postar um comentário