Edith nasceu em 1891, na cidade de Breslávia (hoje parte da Polônia), em uma família judia. Desde pequenininha, ela era muito curiosa, estudava filosofia e se destacava pela inteligência. Mesmo tendo passado por um período sem acreditar em Deus, ela continuou buscando a verdade com coragem.
Ao ler a vida de Santa Teresa de Ávila, Edith se encantou com a fé cristã e decidiu se converter. Ela foi batizada no dia 1º de janeiro de 1922, tomou o nome de Teresa Benedita da Cruz e mudou para sempre o rumo de sua vida.
Ela entrou na Ordem das Carmelitas Descalças, uma família religiosa que vive em oração, silêncio e simplicidade. Edith escreveu textos, ajudou nos estudos e passou a rezar com muita força, oferecendo sua vida pela paz e pelos que sofriam.
Durante a Segunda Guerra Mundial, Edith e sua irmã foram presas por serem judias e cristãs. Mesmo assim, ela permaneceu fiel até o fim: foi levada para o campo de concentração de Auschwitz e morreu em 9 de agosto de 1942, sendo considerada mártir da fé.
Em 1998, Edith Stein foi canonizada (declarada santa) pelo Papa João Paulo II. Em 1999, foi nomeada co-padroeira da Europa, junto com outras grandes santas, por seu testemunho de diálogo, paz e esperança.
Santa Teresa Benedita da Cruz, rogai por nós!
Nenhum comentário:
Postar um comentário